Erros de assinatura de mods são problemas comuns que impedem jogadores de conectar ao servidor ou causam incompatibilidades. Este guia mostra como identificar e corrigir esses erros.
Entendendo assinaturas de mods #
Assinaturas são verificações de integridade que garantem que arquivos de mods não foram modificados ou corrompidos. Arma 3 verifica assinaturas para prevenir cheats e garantir que todos os jogadores têm versões idênticas dos mods. Cada arquivo .pbo de mod tem assinatura única. Servidor e clientes devem ter mesmas assinaturas para permitir conexão. Modificações em arquivos de mods quebram assinaturas. Mods não assinados ou com assinaturas inválidas causam erros de conexão.
Tipos de erros de assinatura #
Erros comuns incluem: “Signature verification failed” (assinatura inválida), “File not found” (arquivo de mod ausente), “Version mismatch” (versões diferentes), e “Unsigned file” (arquivo não assinado). Cada erro indica problema específico. Erros podem aparecer no log do servidor ou quando jogadores tentam conectar. Mensagens de erro geralmente indicam qual mod e qual arquivo está causando problema. Identifique mod problemático através de mensagens de erro. Verifique logs do servidor e clientes para informações detalhadas.
Verificando integridade dos mods #
Primeiro passo é verificar se mods estão intactos. Use SteamCMD com parâmetro validate para verificar integridade: workshop_download_item 107410 ID validate. Verifique se todos os arquivos do mod foram baixados completamente. Mods corrompidos durante download podem ter assinaturas inválidas. Rebaixe mods problemáticos completamente. Verifique se não há arquivos faltando nas pastas dos mods. Compare tamanhos de arquivos com versões conhecidas como corretas.
Corrigindo mods modificados #
Se você modificou arquivos de mods manualmente, assinaturas serão quebradas. Para corrigir: restaure arquivos originais do Workshop, ou desabilite verificação de assinaturas no servidor (não recomendado para segurança). Modificações devem ser feitas através de mods separados que sobrescrevem originais. Use sistema de “addon” para fazer modificações sem quebrar assinaturas. Se precisar modificar mod existente, crie versão customizada e assine adequadamente (requer conhecimento avançado). Prefira usar mods que permitem configuração através de arquivos de configuração.
Configurando verificação de assinaturas #
No arquivo server.cfg, você pode configurar verificação de assinaturas: verifySignatures = 2; (verificação estrita, recomendado), verifySignatures = 1; (verificação básica), ou verifySignatures = 0; (sem verificação, não recomendado). Verificação estrita garante segurança máxima mas pode causar problemas com mods modificados. Verificação básica permite algumas flexibilidades. Sem verificação permite qualquer mod mas remove proteção contra cheats. Escolha baseado em necessidades de segurança vs. flexibilidade.
Sincronizando versões #
Jogadores e servidor devem ter exatamente mesmas versões dos mods. Versões diferentes causam erros de assinatura. Certifique-se de que servidor tem versões mais recentes dos mods. Jogadores devem atualizar mods antes de conectar. Configure servidor para mostrar quais mods são necessários e suas versões. Use ferramentas como Arma 3 Launcher para verificar versões. Mantenha lista de mods e versões atualizada. Informe jogadores sobre atualizações de mods necessárias.
Resolvendo problemas específicos #
Para “Signature verification failed”: rebaixe mod do Workshop, verifique se arquivos não foram modificados, e confirme que versão está correta. Para “File not found”: verifique se mod está instalado no servidor, confirme caminho está correto, e verifique permissões de arquivo. Para “Version mismatch”: atualize mod no servidor ou informe jogadores para atualizar. Para cada erro, siga passos específicos de troubleshooting. Documente soluções que funcionam para referência futura.
Prevenindo problemas #
Para prevenir erros de assinatura: sempre baixe mods do Workshop oficial, não modifique arquivos de mods diretamente, mantenha mods atualizados, use verificação de assinaturas adequada, teste mods antes de usar em produção, e mantenha backups de configurações funcionais. Configure processo de atualização automática se possível. Monitore logs regularmente para identificar problemas cedo. Eduque jogadores sobre importância de manter mods atualizados.
FAQ #
Posso desabilitar verificação de assinaturas completamente? #
Sim, mas não é recomendado. Verificação de assinaturas protege contra cheats e garante que todos têm mesmas versões. Desabilite apenas se absolutamente necessário e entenda riscos.
Por que mods baixados manualmente causam erros? #
Mods baixados manualmente podem não ter assinaturas corretas ou podem estar corrompidos. Sempre use SteamCMD ou método oficial para baixar mods do Workshop.
Como saber qual mod está causando erro? #
Verifique logs do servidor e mensagens de erro dos jogadores. Erros geralmente mencionam nome do mod ou arquivo problemático. Teste mods individualmente para isolar problema.
Com erros de assinatura corrigidos, seu servidor de Arma 3 permitirá que jogadores conectem sem problemas e manterá segurança adequada.
