Um mundo customizado destaca o seu servidor e atrai jogadores. Neste artigo, mostramos como planejar, importar e validar um mapa personalizado na estrutura fornecida pela OTH Host.
Planejamento do mundo #
- Defina o tema (RPG clássico, high-rate, eventos PvP).
- Elabore uma lista de cidades, quests e NPCs exclusivos.
- Organize a estrutura de arquivos para facilitar atualizações.
Trabalhando com o mapa #
- Use um editor como Remere’s Map Editor (RME) para criar ou adaptar o mapa.
- Garanta que o ID dos itens e criaturas seja compatível com a versão do TFS adotada.
- Exporte o mapa em formato
.otbme assets associados.
Importação no servidor #
- Envie o arquivo
.otbmvia SFTP para a pastadata/world. - Atualize o config.lua ajustando
mapNamepara o novo mapa. - Substitua ou ajuste scripts de NPCs, raids e quests em
data/.
Validação #
- Inicie o servidor e verifique se o log não apresenta erros de spawn.
- Faça um tour pelas principais áreas para conferir teleports, respawns e questlines.
- Peça ajuda da equipe para testar fluxos e identificar bugs.
FAQ #
Posso combinar mapas diferentes? #
Sim, desde que alinhe IDs e zonas de proteção. Teste com cuidado para evitar áreas inacessíveis.
Como manter o mapa atualizado? #
Controle versões do arquivo OTBM e documente alterações. Considere usar um repositório Git para os scripts.
Com planejamento e testes, seu mundo customizado entrega experiências únicas aos jogadores.