Pets customizados adicionam companheiros únicos e personalização ao servidor de Tibia, criando vínculos emocionais entre jogadores e seus pets. Este guia mostra como implementar um sistema completo de pets.
Conceito de pets #
Pets são criaturas que seguem e ajudam jogadores no servidor de Tibia. Cada pet deve ter: aparência única (outfit ou sprite customizado), personalidade, habilidades especiais, sistema de crescimento, e formas de interação. Pets podem ser: companheiros de combate que ajudam em batalhas, pets utilitários que coletam recursos, pets de suporte que curam ou buffam, ou pets cosméticos puramente visuais. Planeje variedade: diferentes espécies, raridades, e formas de obtenção. Cada pet deve se sentir único e valioso para o jogador.
Estrutura no banco de dados #
Crie tabela pets definindo todos os pets disponíveis: ID, nome, espécie, tipo, habilidades, e estatísticas base. Crie tabela player_pets rastreando pets que jogadores possuem: player_id, pet_id, nome personalizado, nível, experiência, e status (ativo/inativo). Implemente sistema de evolução onde pets podem evoluir para formas mais poderosas: crie tabela pet_evolutions mapeando evoluções possíveis e requisitos. Crie tabela pet_skills para habilidades que pets podem aprender. Use relacionamentos apropriados para manter integridade dos dados. Implemente índices para queries rápidas.
Sistema de obtenção #
Defina como jogadores obtêm pets: compra de NPCs, drops raros de bosses, recompensas de quests, eventos especiais, criação através de crafting, ou adoção de pets abandonados. Crie sistema de “pet eggs” onde jogadores chocam ovos para obter pets aleatórios. Implemente sistema de raridade onde pets raros são mais difíceis de obter mas mais poderosos. Crie pets exclusivos que só podem ser obtidos através de métodos específicos (eventos, conquistas, doações). Permita que jogadores criem pets através de combinação (breeding) de pets existentes, criando sistema de genética.
Sistema de crescimento #
Implemente sistema onde pets ganham experiência e evoluem: pets ganham XP ao participar de combates, completar ações, ou receber itens especiais. Crie níveis para pets com bônus progressivos: nível mais alto = mais poderoso. Implemente sistema de evolução onde pets mudam de forma ao atingir certos níveis ou condições. Crie sistema de “affection” ou “bonding” onde pets ficam mais leais e poderosos quanto mais tempo jogador passa com eles. Implemente sistema de cuidados onde jogadores devem alimentar, cuidar, ou treinar pets para mantê-los felizes e eficientes. Crie sistema de “mood” onde pets têm estados emocionais que afetam performance.
Habilidades e combate #
Implemente sistema de habilidades para pets: cada pet pode ter habilidades únicas que ajudam em combate ou utilidade. Habilidades podem ser: ataques especiais, buffs para o dono, coleta automática de itens, detecção de recursos escondidos, ou habilidades defensivas. Crie sistema onde pets aprendem novas habilidades ao evoluir ou através de itens de treinamento. Implemente sistema de “pet AI” onde pets agem automaticamente em combate: atacam inimigos, protegem o dono, ou fogem quando HP baixo. Balanceie poder dos pets para que sejam úteis mas não substituam habilidade do jogador. Crie sistema de comandos onde jogador pode dar ordens específicas ao pet.
Customização e personalização #
Permita que jogadores personalizem pets: nome customizado, cores alternativas (se suportado), acessórios ou equipamentos visuais, ou skins especiais. Crie sistema de “pet house” ou “pet stable” onde jogadores podem armazenar pets não ativos e decorar área. Implemente sistema de coleção onde jogadores podem ver todos os pets que possuem e estatísticas. Crie sistema de “pet showcase” onde jogadores podem exibir pets favoritos para outros verem. Permita que jogadores criem “pet teams” com múltiplos pets que podem ser alternados. Implemente sistema de fotos ou screenshots de pets para compartilhamento social.
FAQ #
Quantos pets um jogador pode ter? #
Depende do design. Geralmente 1 pet ativo por vez é suficiente, mas jogadores podem possuir múltiplos pets e alternar entre eles.
Pets podem morrer? #
Depende do design. Alguns sistemas permitem que pets “morram” temporariamente e precisem ser revividos, outros apenas desativam pets quando HP chega a zero.
Posso criar pets que são exclusivos de eventos? #
Sim, pets de eventos são muito populares e criam senso de exclusividade. Certifique-se de que são cosmeticamente únicos mas não necessariamente mais poderosos.
Com sistema de pets bem implementado, o servidor de Tibia oferece companheiros únicos que criam vínculos emocionais e adicionam profundidade ao jogo.